VII COLÓQUIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Publicado: 16/11/2022 - 15:58
Última modificação: 16/11/2022 - 15:59
Parece ser consenso entre os estudiosos que se debruçam sobre o ensino da escrita que levar os(as) estudantes a produzirem diferentes textos, representantes de diferentes gêneros é um dos principais desafios enfrentados pelos professores, principalmente, por razões óbvias, pelos professores que ministram aulas de Língua Portuguesa. As queixas tanto dos estudantes quanto dos docentes e os baixos resultados obtidos pelos alunos quando submetidos a testes de escrita comprovam essa realidade. Conscientes das variadas questões atreladas ao complexo universo da escrita em ambiente formal de ensino, objetivamos apresentar e discutir algumas propostas didático-pedagógicas que, acreditamos, podem contribuir para o desenvolvimento da capacidade escritora dos estudantes da Educação Básica brasileira. Para isso, apoiamo-nos na concepção de escrita como trabalho (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2001; POSSENTI, 2005;2008)