VII COLÓQUIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Publicado: 02/12/2022 - 14:41
Última modificação: 02/12/2022 - 14:44
A formação de leitores críticos deve ser uma meta primordial da educação. O presente minicurso pretende discutir os desafios e possibilidades da formação de leitores no ensino fundamental. No primeiro momento, iremos abordar as principais barreiras/preconceitos em relação às concepções sobre leitura literária na formação de professores - preconceitos que se convertem em desafios para a formação de leitores. Para tanto, discutiremos conceitos como bibliodiversidade, letramento literário, literatura como experiência, a partir de autores como Petit (2008), Todorov (2009), Colomer, (2003), Langer (2008), Cosson (2008, 2021), entre outros. Em um segundo momento, discutiremos alternativas práticas para aproximações de crianças e adolescentes ao texto literário, como a utilização de práticas leitoras.
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/aJai2E4fXmZ2bfHb9