Grade curricular
Published: 24/11/2017 - 17:00
Last modification: 18/01/2023 - 14:09
O fluxo curricular do curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa mescla componentes curriculares dos núcleos de formação específica e de formação pedagógica; além disso, disponibiliza, ao longo de todo o curso, vários componentes integralizadores. São diversas as disciplinas cuja concepção já traz em seu cerne a preocupação em articular a formação teórico-crítica e a prática docente reflexiva e autoavaliativa, de modo a preparar um professor/pesquisador reflexivo, consciente da necessidade da formação continuada.
A proposta do Curso segue uma lógica pensada a partir da experiência dos docentes com o perfil comumente exibido pelo aluno do curso, entretanto, a grade curricular não se encontra engessada, apresenta poucos pré-requisitos, sendo possível percorrê-la de vários modos. Os espaços para optativas, em que serão ofertados conteúdos dos três núcleos do curso, são também pontos importantes do currículo em que se observa a possibilidade de escolhas focadas nas distintas áreas do campo das Letras, sendo compatível com a flexibilidade e multiplicidade de formação que caracteriza o egresso. Com a finalidade de dar uma visão global da distribuição dos componentes curriculares pelo curso, a grade curricular mostra o fluxo destes componentes por períodos, acompanhados de cargas horárias, pré-requisitos, bem como da Unidade Acadêmica ofertante.
A Resolução CNE 02/2015 determina, em seu Artigo 13, que seja obedecida a seguinte distribuição de carga horária nos cursos de licenciatura:
§ 1º Os cursos de que trata o caput terão, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos, compreendendo:
I - 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;
II - 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio supervisionado, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;
III - pelo menos 2.200 (duas mil e duzentas) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição;
IV - 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, conforme núcleo definido no inciso III do artigo 12 desta Resolução, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão e da monitoria, entre outras, consoante o projeto de curso da instituição.
A carga horária total do curso de Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa é de 3.320 horas, ultrapassando o mínimo de 3.200 horas requeridas. O quadro a seguir, exibe a carga horária total distribuída segundo a natureza de seus componentes curriculares, sendo possível observar que o mínimo de 400 horas de práticas específicas é atendido na forma do PROINTER - em conformidade com o Projeto Institucional de Formação dos Profissionais da Educação da UFU – atingindo um total de 420 horas. Também se observa que a carga horária de estágios supervisionados atinge o total de 420 horas, cumprindo a legislação (que requer o mínimo de 400 horas).
- Apresentação da estrutura curricular por natureza do componente curricular.
Grau: Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa |
C.H. total |
Percentual |
Componentes curriculares obrigatórios |
1980 |
59,6 |
Componentes curriculares optativos |
180 |
5,4 |
Estágios Supervisionados |
420 |
12,7 |
Práticas Específicas (PROINTER) |
420 |
12,7 |
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) |
120 |
3,6 |
Atividades Acadêmicas Complementares |
200 |
6,0 |
TOTAL |
3320 |
100,0 |
Ainda de acordo com a Resolução CNE 02/2015, em seu artigo 12, esta carga total deve estar ordenada numa estrutura curricular composta por três núcleos: “I - núcleo de estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, e do campo educacional”, “II - núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos” e “III - núcleo de estudos integradores para enriquecimento curricular.”
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