Grupos de Pesquisa
Publicado: 05/04/2019 - 07:17
Última modificação: 22/06/2021 - 23:16
Apresentamos os grupos de pesquisa que docentes do LPDL estão vinculadas(os):
GPELET - Grupo de Pesquisa em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias
Grupo de Pesquisa no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0770069618391261
Coordenação: Eliamar Godoi
O GPELET – Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias visa à produção de conhecimentos articulando estudos sobre: Linguagens; Libras (Processo de ensino e aprendizagem; Aspectos linguísticos, descrição e interpretação; Educação, leitura e escrita do surdo; Políticas e processos de escolarização do surdo); Educação Especial e inclusão (teoria, prática pedagógica, legislação, currículo, Atendimento Educacional Especializado – AEE, políticas; Criação de objetos de aprendizagem, material didático adaptado para Educação Especial e Inclusiva e processos de escolarização da pessoa com deficiência na perspectiva da Educação Especial e a Distância); Educação a distância (teoria, prática pedagógica, interfaces, colaboração, interação e interatividade, dispositivos e legislação, voltadas à formação docente, relação professor-aluno na sala de aula virtual (regular e especial); e Tecnologias (Educação Inclusiva e tecnologia assistiva).
GRUPPLIN - Estudos em Psicolinguística e Processamento da Linguagem
O domínio primário de investigação da Psicolinguística é saber como processamos as sentenças da língua e como isso se manifesta, tanto na produção quanto na compreensão. Entender como falamos e como compreendemos é um dos objetivos deste ramo de pesquisa. A partir do desenvolvimento de trabalhos sobre o processamento da linguagem, a psicolinguística pretende:
- descrever a arquitetura do sistema humano de processamento e os princípios dinâmicos que o governam;
- identificar as fontes de informação linguística e não-linguística que suportam o processador e o modo como este integra e afere essa informação;
- avaliar a importância do conhecimento gramatical e o modo como este interage na integração do input, considerando efeitos de percepção, de frequência de padrões e de competição entre a informação disponível;
- identificar as restrições impostas ao processador pelas propriedades do próprio sinal linguístico, mas também pelas limitações inerentes ao sistema cognitivo que suporta a atividade comunicativa.
O Grupo de Pesquisa Estudos em Psicolinguística e Processamento da Linguagem tem como foco o estudo da leitura, da compreensão e do processamento da linguagem.
Este grupo possui os seguintes objetivos:
Objetivos
1. Estudar a linguagem levando em consideração a perspectiva psicolinguística.
2. Observar e analisar o processamento da Língua Portuguesa (fala e
escrita) e da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (sinal e
datilologia):
a) Observar e analisar os fenômenos linguísticos relacionados ao processamento da linguagem executado por sujeitos ouvintes, tanto da Língua Portuguesa (fala e escrita), quanto da LIBRAS.
b) Observar e analisar os fenômenos linguísticos relacionados ao processamento da linguagem executado por sujeitos surdos, tanto da LIBRAS quanto da Língua Portuguesa escrita.
3. Realizar pesquisas sobre a aquisição de Língua Portuguesa escrita por sujeitos surdos e ouvintes.
4. Realizar pesquisas sobre a aquisição de LIBRAS por sujeito ouvintes e surdos.
5. Realizar estudos sobre o processamento linguístico utilizando metodologias on-line e off-line.
Grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure (CNPq)
Coordenação : Profa. Dra. Eliane Silveira | Profa. Dra. Maria Fausta Cajahyba Pereira de Castro
O grupo de Pesquisa Ferdinand de Saussure tem como objetivo fomentar as pesquisas sobre as elaborações teóricas do linguista genebrino considerado fundador da linguística bem como o alcance dessas elaborações em pesquisas atuais. As investigações realizadas nesses domínios têm potencial para renovar o campo dos estudos da linguagem assim como os seus efeitos em diversas áreas do conhecimento como a recepção de Saussure comprova. Os trabalhos do grupo têm abrangido os mais diversos campos de produção saussureana: lendas, anagramas, teoria linguística e outros tendo como material privilegiado de análise os manuscritos do linguista que estão arquivados na Biblioteca Pública de Genebra e o Curso de Linguística Geral e suas edições críticas configurando a atividade de pesquisa tanto na produção quanto na recepção das elaborações de Ferdinand de Saussure. Os trabalhos produzidos nesse contexto têm tido reconhecimento nacional e internacional a partir da participação em eventos científicos da área e as consequentes publicações. Tais efeitos têm permitido uma interlocução nacional e internacional, bem como uma rede de relações de trabalho que possibilita um constante amadurecimento da pesquisa e em consequencia favorece a formação de pesquisadores da área.
Site: http://saussure.com.br/
GPS-UFU - Grupo de Pesquisa em Sociogeolinguística
O Grupo de pesquisa em Sociogeolinguística da Universidade Federal de Uberlândia - GPS/UFU - é composto por pesquisadores e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras instituições de Ensino Superior.
O GPS se pauta nos seguintes objetivos:
(i) fomentar a discussão e a pesquisa de temas relativos à Dialetologia/Sociogeolinguística;
(ii) apresentar os resultados da pesquisa em eventos nacionais e internacionais.
Linhas de pesquisa:
Análise do léxico: Lexicologia, Lexicografia e atlas linguístico
Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa
Teorias da Linguagem e Ensino