Curso de Graduação Letras (Inglês)
Publicado: 04/07/2018 - 08:28
Última modificação: 13/04/2024 - 14:10
Apresentação
O Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa, aqui apresentado, tem suas origens e motivações em múltiplas experiências advindas, ao longo dos últimos anos, dos Cursos de Letras em suas diversas e singulares habilitações.
A criação da Licenciatura Plena em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa se justifica, primeiramente, pelo fato de ser a língua estrangeira legalmente oferecida na educação básica, compondo o currículo das escolas de ensino fundamental e médio. Em segundo lugar, esta nova proposta pretende contemplar a intensificação da inserção das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem de língua inglesa, os efeitos da globalização e da diversidade cultural, as questões étnico-raciais, de gênero, de identidade, bem como a temática ambiental. Essas questões têm decorrência nos modos como se ensina e se aprende uma língua estrangeira e representam desafios para aqueles que se propõem a assumir a posição de docente. Em terceiro lugar, a proposta busca atender às demandas de formação de professores de língua inglesa neste momento histórico em que a língua inglesa se configura como uma língua de circulação internacional. As universidades brasileiras, de modo geral e, em particular, a UFU, têm empenhado esforços no sentido de incrementar seu processo de internacionalização. Diante desse cenário, a língua inglesa tem um papel nesse processo, justificando um curso de licenciatura que promova a formação de professores que contribuam de forma crítica com o ensino e a aprendizagem da língua inglesa, no contexto histórico atual. Consequentemente, esta proposta visa formar professores de língua inglesa que possuam uma consistente competência linguístico-discursiva atrelada aos desafios da contemporaneidade.
Nesse sentido, a configuração deste currículo apresenta uma alteração no conjunto de componentes curriculares que podem reverter, a nosso ver, a favor de uma formação mais consistente para o licenciando em Língua Inglesa. Isso poderá ser percebido, tendo em vista os novos componentes curriculares que passarão a compor o fluxograma do curso. O aluno terá mais componentes de Língua Inglesa, o que lhe proporcionará um maior contato com a língua propriamente dita e, em decorrência, a possibilidade de aprofundar seus estudos linguísticos, fundamentais para a atuação do futuro professor de Língua Inglesa. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui, também, um ganho para o licenciando em Língua Inglesa. O aluno terá a oportunidade de fazer uma iniciação à pesquisa de tal forma que poderá se envolver com as áreas de trabalho que circunscrevem o campo dos estudos linguísticos; de forma mais específica naquilo que se refere aos trabalhos sobre o ensino e a aprendizagem de Língua Inglesa e as suas respectivas Literaturas.
Princípios e fundamentos
Visando a uma coerência com o momento atual, considerando- se o perfil da região em que está inserida a Universidade Federal de Uberlândia e, observando-se o disposto nas “Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras”, busca-se, orientados pelo Projeto Pedagógico de Curso, implementar políticas para a melhoria da qualidade do ensino de língua inglesa em nossa instituição.
O Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa deverá facultar ao estudante o desenvolvimento de uma visão multifacetada de mundo, de maneira que ele possa pautar suas ações baseando-se numa percepção nítida do papel a desempenhar no seu ambiente sociocultural e, consequentemente, a sentir-se como partícipe e co-responsável pela sua formação. Consequentemente, tanto seu senso crítico como sua capacidade empreendedora e de iniciativa serão estimulados e desenvolvidos, melhor capacitando-o para afrontar os desafios da profissão. Ademais, o curso pretende fornecer uma sólida formação acadêmica e o desenvolvimento de competências e habilidades exigidas para uma atuação profissional eficaz.
Assim, os princípios que norteiam a concepção do Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa fundam-se na formação de professores de língua inglesa e suas respectivas literaturas que se constituam, em primeira instância, como leitores constituídos da sociedade em que atuam, compreendendo a leitura como a constituição do indivíduo em seu universo cultural, político, histórico e linguístico. Nessa perspectiva, o licenciando inserido na esfera social não pode desvincular a relação entre conhecimento formal acadêmico e sua relação pragmática com o cotidiano das práticas sociais.
Perfil profissional do egresso
O egresso do Curso de Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa do ILEEL/UFU, além da formação linguística constitutiva do arcabouço teórico do professor de línguas, deverá ser um profissional que se pretende agente de cidadania no escopo de uma integração indivíduo/sociedade permeado pela constituição do indivíduo na e pela linguagem. Esse terá o perfil de um profissional que procurará sempre uma inter-relação entre o conhecimento e sua cotidianidade social e política, entendendo sua função pedagógica não apenas como uma demonstração de competência técnica, mas, sobretudo, como uma ação política cultural integrada ao grupo social em que vive.
Av. João Naves de Ávila - 2121 - Bairro Santa Mônica
Uberlândia - MG - CEP 38408-144